Esportes

Atividade física e seus benefícios

Precisamos falar sobre atividade física e seus benefícios. Com a dinâmica acelerada do dia a dia, não podemos deixar nossa saúde de lado.

Anúncios

Hoje vamos falar sobre atividade física e seus benefícios. A atividade física é qualquer tipo de movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos resultando em gasto calórico. Ela é importante porque ajuda a perder peso, melhora o sistema cardiovascular, fortalece os ossos, melhora o humor, diminui o estresse e ajuda a prevenir doenças crônicas. Sem contar em como contribui para os desempenhos das rotinas diárias.

Por isso, para obter os benefícios da atividade física é importante que ela seja realizada com regularidade e intensidade adequadas. Os tipos de atividade física mais comuns são os exercícios aeróbicos, como a caminhada, corrida, natação, ciclismo e dança; e os exercícios de força, como a musculação, o levantamento de peso e os exercícios de resistência. Além disso, é importante lembrar que a atividade física deve ser realizada com acompanhamento médico, para que possa ser feita de forma segura e saudável.

Pessoas fazendo Yoga.
Foto de pessoas fazendo atividade física./Reprodução: Imagem retirada do Google.

Quem pode praticar atividade física?

Qualquer pessoa, independentemente de idade, sexo ou habilidade física, pode praticar atividade física. No entanto, algumas atividades podem ser mais adequadas para um grupo específico de pessoas. Por exemplo, as atividades mais intensas devem ser evitadas por pessoas com algumas doenças cardíacas. Por isso, é importante que você consulte o seu médico para que ele te oriente sobre como proceder. Sendo assim, caso opte por fazer sozinho, tenha o cuidado de parar e buscar ajuda ao sinal de qualquer incômodo preocupante.

Opções de atividades físicas que trazem benefícios:

  • 1. Caminhada;
  • 2. Corrida;
  • 3. Natação;
  • 4. Ciclismo;
  • 5. Yoga;
  • 6. Pilates;
  • 7. Jump;
  • 8. Musculação;
  • 9. Dança;
  • 10. Tai Chi;
  • 11. Hidroginástica;
  • 12. Treinamento Funcional;
  • 13. Alongamento;
  • 14. Exercícios aeróbicos;
  • 15. Exercícios de resistência.

Por que praticar atividades físicas?

Com a rotina acelerada que todos vivemos no dia a dia, praticar atividades físicas é uma ótima forma de melhorar a saúde e o bem-estar. Sendo assim, as atividades físicas ajudam a prevenir doenças crônicas, controlar o peso e melhorar a mobilidade do seu corpo. Dessa forma, sua qualidade de vida aumenta consideravelmente.

Além dos benefícios biológicos, fortalecer ossos e músculos, melhorar a resistência, reduzir o estresse, melhorar o sono e aumentar a autoestima. Ou seja, há um ganho de qualidade psicológica e emocional também. Além disso, as atividades físicas são uma ótima maneira de se divertir e se socializar.

A atividade física e seus benefícios

1. Traz melhora para sua saúde cardiovascular: As atividades físicas regulares aumentam o bombeamento do sangue, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares.

2. Aumenta a sua massa corpórea: A atividade física regular pode reforçar ossos e músculos e ajudar a reduzir o risco de osteoporose.

3. Melhora a sua saúde mental: A prática de atividades físicas pode ajudar a reduzir o estresse, a depressão e a ansiedade.

4. Ajuda na prevenção de doenças: Atividades físicas regulares podem ajudar a prevenir alguns tipos de doenças trazidas pelo sedentarismo.

5. Contribui para o controle de peso: A atividade física queima calorias e ajuda te ajuda a manter um peso saudável.

6. Vai aumentar sua energia: Atividades físicas regulares podem ajudar a aumentar a energia e melhorar o humor.

7. Melhora a resistência do seu corpo: As atividades físicas regulares aumentam a resistência do corpo no dia a dia e o ajudam a se recuperar mais rapidamente.

8. Traz mais flexibilidade: A prática regular de atividades físicas ajuda a melhorar a flexibilidade e mobilidade do seu corpo e a prevenir lesões.

Procure ajuda especializada

Assim, tudo o que eu falei aqui é para melhorar a sua saúde, porém, procure um médico antes de fazer qualquer uma dessas atividades sugeridas. Você pode achar que não faz mal fazer uma caminhada, e não faz mesmo, mas é importante saber como está antes disso. A caminhada faz bem, mas na intensidade errada, pode gerar algum transtorno. Ou seja, cada corpo é um corpo, e o seu tem particularidades que você precisa conhecer. Por isso, procure ajuda médica para saber como e qual atividade física você pode fazer. E quando escolher, busque ajuda pra te auxiliar no desempenho dessa atividade. No mais, faça bom proveito da atividade física e seus benefícios.

Em Alta

content

Marketing Digital – A Profissão do Futuro

Marketing Digital - Veja Porque é a Profissão do Futuro e Como Ter Resultados. Confira aqui nossas dicas para no mercado.

Continue lendo
content

Lembrancinhas de casamento

Está procurando opções de lembrancinhas de casamento? Aqui vamos mostrar algumas opções sustentáveis, fáceis e baratas!

Continue lendo
content

Buquê de Noiva: 130 ideias para te inspirar

Buquês de Noiva de variados estilos e cores para você se inspirar e escolher pro seu grande dia! Confira essas 60 ideias

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Festa de casamento – Dicas para deixar esse dia inesquecível

Festa de casamento - Dicas para deixar esse dia inesquecível. Confira as principais dicas para deixar sua festa maravilhosa

Continue lendo
content

Flamengo da década de 80 e 2019

Entenda sobre a comparação entre o Flamengo da década de 80 e o time que ganhou tudo em 2019 e veja qual é a melhor.

Continue lendo
content

Como iniciar uma carreira nas mídias sociais

Como iniciar uma carreira nas mídias sociais. Veja como gerenciar tráfego e cuidar das redes sociais é uma ótima profissão %%sep%% %%sitename%%

Continue lendo