Dicas

Branding: Como construir e desenvolver sua marca?

Entender sobre branding é essencial para construir e desenvolver sua marca e, assim, se destacar no mercado onde sua empresa esteja inserida.

Anúncios

Hoje em dia, a grande preocupação das empresas é sobre como desenvolver sua marca. E uma das coisas que gerou essa preocupação foi entender que marcas são ativos que determinam a estratégia. Imaginar marcas como ativos gerou muitas mudanças drásticas e profundas e alterou a percepção sobre o marketing e gestão de marcas. Com isso, as empresas que se adaptaram mudaram a visão de construção de marca de um esforço tático que poderia ser delegado a qualquer um ou até mesmo a uma agência para um esforço estratégico e crucial para os negócios.

O conceito de “marca como ativo” começou a ser aceito quando a crença dominante de que a principal função do marketing de marca era estimular as vendas começou a perder força devido aos inúmeros fracassos em diversos contextos. Promoções de desconto começaram a criar nos clientes um hábito de esperar e só comprar nas promoções sem nunca mais querer pagar o preço real do produto. O preço se tornou um fator motivador de compra e com isso o valor da marca despencou.

Imagem retirada do Google.

Afinal, o que é uma marca?

Uma marca como ativo é a principal peça para uma estratégia de negócios. Ela é diferente de ações táticas como promoções que impactam somente no número de vendas e no fluxo de caixa (a verdade é que, em 10 anos, ninguém vai lembrar de uma promoção que você fez hoje) e que tornam os clientes dependentes, fazendo-os esperar sempre pela próxima promoção. A visão de marca como um ativo estratégico permite que as ações tomadas pela empresa contribuam para a conexão e relacionamento da marca com o cliente e isso criará uma relação de confiança e reciprocidade. Assim, o cliente comprará por causa da marca e não só por causa do preço ou do produto. E essa é uma base sólida para um crescimento sustentável.

Foco no Brand Equity

Um dos objetivos principais da construção de marca será desenvolver, fortalecer e alavancar o brand equity (Valor de Marca), cujas principais  dimensões são a consciência, as associações e a fidelidade da base de clientes. Se você quiser construir uma marca sólida ou desenvolver a sua marca de forma que ela perdure no mundo dos negócios, focar intensamente nas dimensões do Brand Equity pode te fazer alcançar o seu objetivo.

Primeira dimensão: A consciência de marca

As pessoas gostam do que conhecem e estão preparadas para atribuir diversas características positivas a itens com os quais estão familiarizadas. Além disso, a consciência de marca pode ser um sinal de sucesso, comprometimento e substância, atributos que podem ser cruciais para compradores industriais de itens de alto valor e consumidores que compram bens duráveis. Se a marca é reconhecida, isso não ocorre por acaso. Finalmente, a consciência pode afetar a probabilidade de a marca ser lembrada em momentos importantes do processo de compra e, assim, estar entre as marcas que o cliente considera.

Quando um cliente deseja comprar um item com determinadas características, é a consciência de marca que ele tem que fará com que ele decida por qual produto, e de qual marca, comprar. Essa consciência é de extrema importância, pois ela é a conexão que nós, empreendedores, devemos estabelecer com o cliente, uma conexão que faz com que a nossa marca seja o primeiro pensamento quando ele quiser realizar algum desejo.

Segunda Dimensão: As associações de marca

Incluem atributos do produto, design, imagem do usuário, variedade de produtos e símbolos. Ou seja, tudo o que liga o cliente à marca. Elas podem ser a base do relacionamento com cliente, decisão de compra, experiência de uso e fidelidade de marca. Uma parte crucial da gestão de marcas como ativos envolve determinar quais associações e ligá-las à marca.

Tudo o que contribui para que o cliente lembre da sua marca se enquadra na associação de marca, toda e qualquer característica do seu produto que seja marcante para o cliente pode se tornar um gatilho de associação para ele.

Terceira Dimensão: A fidelidade de marca

Está no centro do valor de qualquer marca, pois, depois de obtida, ela perdura. A inércia do cliente beneficia a marca que conquistou sua lealdade. Romper um elo de fidelidade é difícil e caro para a concorrência. Um dos objetivos da construção de marca é ampliar o tamanho e intensidade de cada segmento de fidelidade, tornando a base do relacionamento com o cliente mais consistente no longo prazo e, sempre que possível, mais rica, profunda e significativa.

Uma das questões mais relevantes sobre a fidelidade de marca é que uma vez que ela é obtida, o cliente se torna um vendedor inconsciente da sua marca. Ele simplesmente não conseguirá se conter até convencer uma outra pessoa de que o produto da sua marca é o melhor.

 

A partir de agora, você tem informações suficientes para trabalhar a criação e o desenvolvimento da sua marca para se destacar no mercado.

Em Alta

content

Flamengo da década de 80 e 2019

Entenda sobre a comparação entre o Flamengo da década de 80 e o time que ganhou tudo em 2019 e veja qual é a melhor.

Continue lendo
content

Saiba como escolher o Convite de Casamento Ideal

Muitas pessoas têm dúvidas na hora de escolher o Convite de Casamento Ideal para o seu grande dia. Aqui tem informações que vão te ajudar.

Continue lendo
content

Veja como estudar para Concurso Público

Veja como estudar para concurso público aqui. Separamos alguns mecanismos que vão te auxiliar na sua jornada rumo à aprovação.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

AdoroFarm: o que é?

Saiba tudo o que é o Adoro Farm, todas as causas que ele abraça, qual sua importância e trajetória na marca Farm Rio!

Continue lendo
content

Aplicativo Violão Aprendiz – Veja como é fácil tocar violão e aprender online

Aplicativo Violão Aprendiz - Veja como é fácil tocar violão e aprender online. Confira em detalhes como baixar e usar %%sep%% %%sitename%%

Continue lendo
content

RG Digital: Seu documento sempre acessível!

O RG digital chegou para simplificar ainda mais a burocracia do dia-a-dia. Agora você sempre vai saberá onde está seu documento. Aprenda mais!

Continue lendo