Carreira Profissional

Veja como estudar para Concurso Público

Veja como estudar para concurso público aqui. Separamos alguns mecanismos que vão te auxiliar na sua jornada rumo à aprovação.

Anúncios

Se você pensa no futuro, leita esse texto até o final e veja como estudar para concurso público. Muitas pessoas desejam ter um emprego que as livre das preocupações financeiras e da instabilidade do mercado de trabalho tradicional no Brasil. E nada melhor do que garantir a tão sonhada estabilidade com o Concurso público.

A Estabilidade é, sem dúvida, um dos maiores atrativos que levam as pessoas a prestarem concurso público. A garantia de ter um emprego em que, via de regra, você não pode ser mandado embora chama muita atenção. Há quem diga que um emprego público é o emprego dos sonhos.

Imagem de uma prova e cartão resposta/Reprodução: Imagem retirada do site UOL

Tipos de Concurso Público

Existem diferentes tipos de concurso público e eles estarão diretamente ligados às Instituições Públicas para as quais são as vagas ofertadas. Por exemplo, existem os concursos públicos que oferecem vagas no regime estatutário, como acontece na Polícia Federal. Esse regime é quando você tem a garantia da estabilidade e não pode ser exonerado, salvo sérias exceções.

Em contrapartida, há um outro regime de contratação no concurso público que é o CLT, como no Banco do Brasil, por exemplo. É isso mesmo que você está pensando! É o mesmo regime de contratação dos empregos tradicionais, mas a exoneração é algo quase impraticável. A maioria dos funcionários se aposentam na Instituição.

Veja como estudar para o Concurso Público

Como tudo o que fazemos na vida, precisamos de foco e direção. E com o concurso público não pode ser diferente, você precisa saber para onde quer ir e traçar um caminho até lá. Existem duas formas de estudar para concurso público: estudar para um concurso específico ou estudar para uma área específica. Vou explicar melhor como funciona.

Você tem a opção de estudar para um concurso específico que seja da sua área de atuação ou do seu interesse. Dessa forma, seu estudo será dirigido para as exigências do cargo e da banca organizadora. Seu foco será em estudar as matérias dos editais anteriores, até que saia o edital atual, e fazer as provas das bancas que organizam tal concurso.

Uma outra opção que você tem é estudar para uma área específica de atuação. Por exemplo, se você tem o sonho de ser policial mas ainda não sabe se é Polícia Federal ou Rodoviária Federal, você pode estudar para a área policial. Essa é uma forma de você se preparar para todos os possíveis concursos daquela área. E quando sair o edital, você complementa com o que for necessário.

Pessoa estudando./Reprodução: Imagem retirada do Google

Aprenda a definir seu material de estudo

Uma das grandes dificuldades de quem quer prestar concurso público é saber como estudar e o quê estudar. A escolha do material e planejamento de estudo, quando mal feitas, são algumas das coisas que mais causam reprovação nos concursos. É isso é um fato, se você não souber o que estudar e como estudar, dificilmente será aprovado na prova.

O seu material de estudo deve sempre estar alinhado com o que os editais solicitam para tal concurso. Não adianta estudar pelos livros do Ensino Médio. Concurso público é um sistema totalmente diferente de avaliação. Leia o edital e busque materiais voltados para a área de concurso público, de preferência para o seu concurso. Existem apostilas e cursos preparatórios específicos que podem te ajudar.

Planejamento de como estudar para concurso público

Uma das coisas mais importantes e que podem garantir a sua aprovação é um planejamento de estudos. Estudar sem foco e direção pode tomar muito tempo e ser pouco proveitoso. Lembre-se que estar ocupado é diferente de estar sendo produtivo. Crie formas de aumentar o aproveitamento dos seus estudos. Se você não souber como, vou deixar algumas dicas aqui embaixo:

1 – Defina quantas horas por dia você tem para estudar.

2 – De acordo com o conteúdo do edital, defina quais são suas facilidades e dificuldades.

3 – Divida as matérias matérias por dia. Alterne entre uma matéria de facilidade e outra de dificuldade.

4 – Separe exercícios relacionados às matérias e faça-os depois de estudar a teoria.

5 – Quando cobrir a maior parte do conteúdo, separe dias para fazer as provas passadas. Estude novamente as matérias das questões que errou.

Seja persistente

Em resumo, estudar para concurso público é algo que exige muito de cada pessoa. E a verdade é que talvez você não passe na primeira tentativa, mas isso não pode te parar. Há uma frase muito famosa no mundo dos concursos públicos que diz que “concurso se faz até passar”. Se acontecer de você não passar, acredite, você está mais preparado ainda para a próxima tentativa. Quanto mais você estudar e persistir, mais fácil vai ficar.

Em Alta

content

Apps para limpar memória do celular: opções para Android e iOS

Com apps para limpar a memória do celular você libera espaço interno com rapidez e melhora o desempenho do seu aparelho.

Continue lendo
content

Empregos Online – Veja como seguir carreira

Empregos Online - Veja as melhores opções e como seguir carreira sólida e bem sucedida nesta nova modalidade profissional.

Continue lendo
content

Filme Netflix: Esposa de Aluguel

Esposa de Aluguel é um filme de produção nacional que tem como protagonistas Caio Castro (Luiz) e Thati Lopes (Lina).

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como escrever um currículo

Muitas pessoas não sabem como escrever um currículo e acabam perdendo oportunidades de emprego. Veja como escrever um currículo aqui!

Continue lendo
content

NetEscola App – Tudo o que você precisa saber

O App NetEscola é um grande ajudante na rotina escolar de todos inseridos na Rede de educação do Estado de Goiás. Saiba tudo sobre ele!

Continue lendo
content

Programa de Jovem Aprendiz

Se você é jovem ou adolescente e procura um Programa de Jovem Aprendiz, aqui você pode encontrar a sua vaga e, quem sabe, seu emprego.

Continue lendo