Casamentos

Aprenda a fazer uma Lista de Casamento

Se decidir casar, é importante que você aprenda a fazer uma lista de casamento para que seus convidados possam presenteá-la da melhor forma.

Anúncios

Agora que você decidiu casar, é importante que você aprenda a fazer uma Lista de Casamento. Pode até parecer algo simples de início, mas se você não fizer bem feito pode se arrepender depois. Lembre-se que alguns itens dessa lista vão te acompanhar nos primeiros anos de casados. Por isso você precisa estar atento a alguns detalhes que vamos falar aqui.

Você precisa ter em mente que a Lista de casamento é mais sobre os noivos do que sobre os convidados. Muitos noivos fazem suas listas preocupados com o quê os convidados vão pensar dos presentes. O caminho não é esse! Você deve pensar no que vocês precisam e fazer a lista de acordo. Aos convidados cabe a escolha de presentear com o que querem ou podem dar.

Lista de Casamento do Extra
Lista de Casamento: Como criar sua própria lista./Imagem retirada do site do Extra

Aprenda a fazer uma Lista de Casamento

Existem alguns passos que você precisa seguir na hora de fazer sua lista de casamento. O primeiro deles é escolher uma loja especializada nesse assunto ou então, uma plataforma online que presta esse tipo de serviço específico. Essa escolha é muito importante pois você precisa ter segurança e seus convidados na hora de comprar também.

Outro ponto importante é você definir o orçamento e o estilo dos produtos desejados. Nós sabemos que não é possível mobiliar a casa toda com a lista de casamento, então você precisa ser objetiva. Escolha quais tipos de produtos você disponibilizará e o valor deles. No entanto, não esqueça de priorizar o seu desejo.

Uma dica importante é você convidar amigos e familiares para contribuir com a lista de casamento. Para esses, que são mais próximos de você, pode sugerir que te dêem os presentes mais caros. Se eles tiverem condições, é claro. Uma vez que você consegue os itens mais caros nesse círculo íntimo, a lista se torna mais viável para os outros convidados.

Por fim, mantenha a lista de casamento sempre atualizada para evitar presentes repetidos. Isso é muito importante! Pois, talvez, você precise gastar tempo e energia para resolver essa questão depois. E outra coisa importante é lembrar de agradecer a cada convidado que seleciona um presente na lista.

A escolha dos produtos da Lista de Casamento

Quando você chegar nessa parte, precisa ficar muito atenta para o que realmente é importante para você. Caso você não tenha experiência com cuidar de uma casa, procure ajuda de alguém que saiba sobre isso. Pois, fazendo assim, você garante que fará as melhores escolhas e terá sua casa suprida com o que precisa. Sendo assim, vamos aos produtos.

Na hora de escolher os produtos, você pode dividi-los por categorias. Assim você terá uma organização maior e garantirá que não vai esquecer de nada. Veja a sugestão abaixo:

  1. Aparelhos Eletrodomésticos: Aqui você pode disponibilizar fogão, geladeira, máquina de lavar, lava-louças, ferro de passar, etc.
  2. Decoração para casa: Nessa categoria, se enquadram os móveis, quadros, cortinas e outros.
  3. Utensílios de cozinha: O que os convidados mais dão são panelas, talheres, copos, jogos de louça e outras coisas.
  4. Eletrônicos: Televisão, aparelho de som, Home Theater, etc. São algumas opções bastante escolhidas.
  5. Itens para o quarto: móveis como guarda-roupas, cama e penteadeira. Além de roupas de cama, travesseiros, edredons e outros.
  6.  Para o banheiro: Itens como jogo de toalhas, cortinas de banho, espelhos e etc.
  7. Viagens de Lua de Mel e outras experiências como um Dia da Noiva.

Incentive os convidados a darem presentes

É muito importante que você comunique claramente as informações sobre a lista de casamento para os convidados. Seja clara e objetiva. Além disso, ofereça opções de preços variados de produtos para atender a todos os orçamentos. Não adianta convidar pessoas com orçamento X e disponibilizar presentes para quem tem orçamento Y, não é? Acerte o alvo!

No entanto, não faça sugestões ou pressões excessivas nos seus convidados. Lembre-se que é o seu casamento e todos querem contribuir para a sua felicidade, por isso dão presentes. Não é questão de obrigação, é sobre afeto. Somado a isso, ofereça a possibilidade de compra conjunta ou de presentear com dinheiro. Sempre tem aqueles que não querem se dar ao trabalho de ir à loja ou entrar no site. Para esses, mande o PIX!

Quando enviar a Lista de Casamento?

Não posso dizer que existe uma regra para o envio da lista de casamento, mas geralmente é enviada com cerca de 3 a 6 meses antes da data do casamento. Isso dá tempo suficiente para que os convidados possam planejar e escolher um presente. No entanto, pode variar de acordo com a logística de cada casamento. É importante informar com antecedência para que os convidados tenham tempo suficiente para se organizarem. 

Em resumo, é importante que você aprenda a fazer uma Lista de Casamento. Mas, por ser algo muito particular de cada um, é difícil opinar sobre como deve ser. Contudo, existem algumas coisas que são comuns a todos os casamentos e falamos delas aqui. O objetivo é que você use esse manual da lista de casamento e adapte a sua realidade. E seja muito feliz no seu casamento.

Em Alta

content

Filme Netflix: Esposa de Aluguel

Esposa de Aluguel é um filme de produção nacional que tem como protagonistas Caio Castro (Luiz) e Thati Lopes (Lina).

Continue lendo
content

Eleve a sua fé com o app Hallow: Oração e meditação católica

O app Hallow traz uma nova maneira de fortalecer a fé interior e incorporar a oração e meditação católica no dia a dia.

Continue lendo
content

Curso de manutenção de celulares – Veja aqui como se qualificar

Curso de manutenção de celulares - Veja aqui como se qualificar e saiba como encontrar as melhores opções da atualidade

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Entenda sobre Concurso Público

Entenda como funciona o concurso público no Brasil e conheça suas formas e regimes de contratação para os aprovados nas provas.

Continue lendo
content

Como ganhar dinheiro vendo vídeos? Veja como fazer renda extra!

Quer saber como ganhar dinheiro vendo vídeos? É fácil usar seu tempo livre navegando pelos vídeos destes aplicativos. Veja quais são!

Continue lendo
content

Faça você mesmo seu Convite de Casamento com o App Invitation Maker

Aqui estamos dando informações sobre uma opção fácil e gratuita para você fazer seu convite de casamento com o App Invitation Maker.

Continue lendo