Educação

Aprender Inglês sozinho? Utilize essas técnicas

Para quem quer aprender Inglês sozinho, existem muitas técnicas que podem te ajudar a aprender e desenvolver o seu Inglês.

Anúncios

Muitas pessoas têm o desejo de aprender Inglês sozinho, para isso, utilize essas técnicas. Há muitos anos, a língua inglesa tem assumido o lugar de uma língua universal e, por isso, muitas pessoas precisaram aprender inglês para permitir a comunicação com pessoas de nacionalidades diferentes. Com o avanço da tecnologia e o acesso mais rápido a informações, se tornou mais necessário conseguir se comunicar com o maior número de pessoas ao mesmo tempo, e é essa função que o inglês exerce na vida real: uma forma de se conectar com todo o mundo.

Durante muito tempo, aprender inglês estava relacionado a pessoas que tinham condições ou oportunidades de viajar para outros países em que as pessoas falam inglês, ou para trabalhar com alguma profissão que tinha a língua inglesa como exigência ou necessidade. Por muito tempo, o inglês não era tão presente no dia-a-dia e na vida da maioria dos brasileiros. Mas isso mudou!

Imagem retirada do próprio Google

O quê é aprender Inglês?

Quando falamos de aprender Inglês, nós estamos falando de aprender as formas de usar essa língua para o fim que desejamos. E como todos os idiomas do mundo, ele tem a forma oral (escuta e fala) e  a forma escrita (leitura e escrita). Então, quando falamos de aprender o Inglês, estamos falando sobre como aplicar o idioma nessas duas formas de uso.

Aprendendo Inglês sozinho

A maioria das pessoas, quando querem aprender Inglês, procuram um curso ou uma escola de idiomas, para poderem estudar e lá têm um professor e uma metodologia que vão ensiná-la a usar o Inglês nas 3 formas simultaneamente.

Mas quando falamos em aprender sozinho, o que dá mais resultados é desenvolvermos cada forma de uso separadamente de forma que, com o tempo, elas complementem-se.

Para isso, precisamos estabelecer uma ordem de aprendizado. E a ordem que mais funciona, baseado em meus mais de 15 anos de experiência, é: desenvolver primeiro a escuta, depois a fala, após isso desenvolver a leitura e, por último, a escrita.

Como desenvolver a escuta?

O ouvido é responsável por transmitir e traduzir os sons para o cérebro. Sendo assim, nosso ouvido pode ser treinado para reconhecer determinados sons ou frequências.

Então, a melhor forma de desenvolver a sua escuta é ouvindo o máximo de Inglês que você puder. Se for ouvir músicas, escolha as internacionais. Se for assistir filmes ou séries, assista a tudo legendado. 

Nesse estágio de desenvolver a escuta, não se preocupe em “aprender”. Você está aprendendo a escutar, e isso se faz escutando. Só deixe seus ouvidos se adaptarem ao idioma.

Desenvolvendo a fala

Uma vez que você está desenvolvendo a escuta e seu ouvido está familiarizado com o Inglês, você já começa a se tornar capaz de emitir aquilo que você está ouvindo. Seu cérebro começa a ser capaz de ouvir o som, interpretar e então emitir aquilo que ouviu.

Para desenvolver a fala, assista a um filme ou episódio de série que você já tenha assistido em Inglês e comece a repetir as frases que você ouve e compreende o som que está sendo falado. Quando uma personagem fizer uma pergunta, repita a pergunta que ela fez. Caso seja necessário, pause e volte o vídeo para repetir corretamente. Faça isso sempre e adote como hábito.

Enquanto você desenvolve a fala, é importante atentar para a legenda e assimilar aquilo que está sendo dito. Quando você compreende o som, consegue reproduzi-lo e lê o que está sendo dito, seu cérebro começa a internalizar o uso prático do idioma e, quando você precisar, você conseguirá usar isso que aprendeu no mesmo contexto.

Como desenvolver a leitura?

Uma vez que você já consegue identificar os sons das palavras e já consegue reproduzi-los, chegou a hora de ver como esses sons são escritos.

Para isso, coloque o mesmo vídeo que você utilizou para desenvolver a fala e agora coloque a legenda em inglês. Neste ponto, seu cérebro pode não lembrar ainda de todos os significados das falas do vídeo, mas, quando ele lembrar, ele fará a conexão e você estará lendo em Inglês e entendendo o que está escrito.

Desenvolvendo a escrita

A forma escrita vai ser a última a ser aprendida pois ela é a transcrição daquilo que você deseja falar, é colocar suas falas num papel. Logo, você precisa saber falar antes de escrever, assim como as crianças aprendem.

Depois de desenvolver a leitura, seu cérebro estará familiarizado com as palavras escritas em inglês e a escrita se tornará mais fácil. E, então, você pode usar a técnica de transcrever os textos que lê, dos filmes que vê ou das músicas que gosta.

Fazendo isso, você vai aprender Inglês sozinho.

Em Alta

content

Exercícios aeróbicos – Principais benefícios

Exercícios aeróbicos - Veja os principais benefícios para ter uma melhora em sua qualidade de vida.%%sep%% %%sitename%%

Continue lendo
content

Buquê de Noiva: 130 ideias para te inspirar

Buquês de Noiva de variados estilos e cores para você se inspirar e escolher pro seu grande dia! Confira essas 60 ideias

Continue lendo
content

Como escolher o buquê de noiva ideal

Saiba tudo o que você precisa para escolher o Buquê de Noiva ideal para seu estilo, seu tipo de vestido e suas medidas

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Jogos Ao Vivo – Assistir Futebol pelo App

Existem várias formas de assistir jogos ao vivo de futebol pelo app e por isso nós trouxemos os aplicativos mais buscados na atualidade.

Continue lendo
content

Como ganhar roupas grátis da Shein: descubra o caminho!

Descubra como ganhar roupas grátis na Shein e fique na moda sem precisar pegar o dinheiro da sua poupança para isso.

Continue lendo
content

Enfermagem – Dicas de carreira

Enfermagem - Dicas para uma carreira bem sucedida. Veja aqui conosco os desafios e como se tornar um bom enfermeiro %%sep%% %%sitename%%

Continue lendo