Carreira Profissional

Veja dicas para quem está em busca de emprego

Está em Busca de Emprego? Veja Nossas Dicas Para Se Encaixar no Mercado de Trabalho e consequentemente seguir carreira %%sep%% %%sitename%%

Anúncios

Para quem está em busca de emprego, gostaria de dizer que um dos critérios mais importantes deve ser a escolha da empresa. Sendo assim, você precisa se informar sobre a empresa, sua reputação e o desenvolvimento de sua equipe. Descubra, se possível, se a empresa tem costume de contratar e demitir em grande escala e, se for entrevista, pergunte como a organização contribui para o desenvolvimento de seu pessoal.

Contudo, a maioria dos profissionais, quando pensa na sua carreira, pensa nas suas qualificações, formação, experiência e nas oportunidades que a carreira em tal empresa trará. Mas isso só é possível quando você faz a escolha certa da empresa em que vai trabalhar.

Pessoas pedindo emprego
Foto de pessoas protestando por não terem emprego./Reprodução: Imagem retirada do site O Globo

De fato, uma pesquisa recente no Brasil mostrou que as próprias empresas geralmente veem isso como a rota de progressão na carreira que oferecem. Esses efeitos são muito benéficos para as carreiras e para a satisfação profissional dos funcionários. Porém, eles ainda permanecem amplamente subestimados nessas organizações, mas vamos revelá-los aqui.

Neste artigo, listarei e explicarei todas essas “outras maneiras” importantes progredir em sua carreira. Esperamos que aqueles que estão lendo isso, que estão na fase de procura de emprego, se sintam seguros, e agora farei um breve comentário sobre cada uma das listas acima do seguinte modo:

1. Siga sua paixão na busca de emprego

Não se preocupe, especialmente durante a procura de emprego, se não tiver um plano de carreira formal. Embora a maioria de nós imagine que as pessoas de sucesso são movidas por um plano de carreira, entrevistas recentes com grandes realizadores mostraram que esse não é o caso.

O que esses empreendedores de alto desempenho na busca de emprego têm em comum é que eles são movidos por um desafio, ou aprendizado, ou ambos.

Outro fator comum para o sucesso é ser fiel a si mesmo, e é aqui que a flexibilidade para mudar de função dentro de uma organização é tão importante. Você pode precisar se movimentar para encontrar aquele nicho no qual seus objetivos pessoais se alinhem com os objetivos da empresa.

Quando isso se tornar realidade, as pessoas ao seu redor também se alimentarão de seus motivos positivos, que aparecerão, e o afeto subconsciente será muito positivo.

2. Seja pró-ativo

Você precisará aproveitar as oportunidades e procurá-las ativamente. Anteriormente, falamos sobre o aumento da flexibilidade que as organizações estão permitindo que seus funcionários desenvolvam suas carreiras.

O outro lado, ligeiramente negativo disso é que é muito menos provável que você seja cuidado do que nos anos anteriores, e os dias de promoção oferecida conforme sua experiência e tempo de serviço o colocariam em seguida são muito menos prováveis do que já foram.

3. Agarre as oportunidades

Nem é preciso dizer que você realmente precisará aproveitar essas oportunidades, mas se seus objetivos pessoais estiverem alinhados com os da organização, você desejará enfrentar os desafios que a promoção lhe oferecerá.

Não seja cínico sobre o voluntariado. Levante a cabeça acima do parapeito e deixe clara sua disposição de aceitar a progressão para seus gerentes de linha e para os tomadores de decisão corretos.

4. Envolva-se na política

Vou chamar de política a capacidade de funcionários de alto escalão de (sem necessariamente perceber totalmente o que estão fazendo, ou para eles mesmos chamarem de “política”), reconhecer aqueles na organização que cedem o poder e a influência para promover suas carreiras.

Isso é melhor feito por meio de contatos feitos durante os projetos e, obviamente, inclui o desenvolvimento de bons relacionamentos por meio de seu contato por meio de funções normais com níveis mais altos de gerenciamento. Isso é política positiva. Não o veja e não o use como política de faca nas costas, o que nunca deveria ser.

5. Seja visível para a busca de emprego

Você não terá oportunidades a menos que esteja no lugar certo na hora certa. Alguns escolhem deliberadamente trabalhar na matriz.

Outros ascendem por meio de escritórios regionais e filiais, mas certifique-se de que permaneçam visíveis pelo uso da política e pela pura habilidade e esforço na produção de resultados notáveis ​​que, por si só, criam a visibilidade de que você precisará.

6. Use redes pessoais

Para a maioria de nós, isso vem naturalmente, mas ainda vale a pena mencioná-la. Trate bem seus colegas e como você gostaria de ser tratado. Ajude o pessoal menos sênior em seu trabalho. 

Assuma papéis de especialistas especializados, envolva-se em grupos de trabalho e comitês de escritório e coloque-se à disposição de colegas que possam precisar de assistência na tomada de decisões.

OK, isso pode tomar um pouco do seu tempo e reduzir seu desempenho no trabalho principal até certo ponto. Mas aqueles que você ajuda geralmente trabalham com mais eficiência depois que a assistência é fornecida. Especialmente se eles fazem parte de sua equipe, pois é muito mais provável que irão te apoiar em sua promoção, quando necessário.

7. Crie e compartilhe conhecimento

Isto é particularmente importante para aqueles cuja vocação é a área técnica e que não procuram cargos de chefia para ascender numa organização. Mergulhe totalmente em todos os aspectos técnicos do assunto escolhido. Use ao máximo a disposição das empresas mais esclarecidas em lhe fornecer treinamento.

Use a política e as redes pessoais para construir sua reputação como um especialista em sua área de especialização. Faça assim se você puder se destacar no que faz. Publique artigos e divulgue sua posição dentro da empresa e nas organizações profissionais às quais você será membro.

8. Assumir riscos

Isso acontecerá naturalmente se você estiver seguindo sua paixão. Contudo, seja calculista e use todas as habilidades políticas e pessoais possíveis para avaliar os riscos. Seja de tomada de decisões ou mesmo ao iniciar uma nova seção de produtos da organização.

Certifique-se de entender os méritos relativos do lado positivo, juntamente com o lado negativo, se de alguma forma você falhar.

Lide bem com as coisas. Até mesmo um resultado menos favorável pode ser colocado em seu próprio benefício na maioria das circunstâncias. Sendo assim, geralmente, seu compromisso com a tomada de riscos sensatos em relação a novos empreendimentos contará muito a seu favor.

9. Imagem pessoal ajuda na busca de emprego

Tudo o que foi dito acima se desenvolverá ao longo do tempo para se tornar sua imagem pessoal. A forma como você se vê e como os outros o veem dentro da organização: sua reputação.

À medida que você sobe na estrutura da empresa, não importa se você é um gerente ou um especialista técnico, você chama mais atenção. E a característica mais importante e observada sobre você será sua reputação e como você a mantém..

Entregar o que promete, quando promete e dentro dos recursos, tempo e custo alocados. Sua capacidade de entrega sustentará todos os seus outros esforços combinados e você será uma história de sucesso atraindo aqueles ao seu redor para segui-lo.

Portanto, se a busca por emprego é seu objetivo hoje, faça com energia e determinação. Nunca se esqueça das enormes oportunidades que estão por vir no emprego. Aproveite para construir sua própria experiência de vida, alcançar riqueza e realização e “fazer a diferença”.

Em Alta

content

Copa do Mundo vs UEFA Champions League: Qual é o melhor?

Copa do Mundo vs UEFA Champions League: Qual é o melhor? Confira o por a Copa ser um dos maiores espetáculos do mundo

Continue lendo
content

Faça você mesmo seu Convite de Casamento com o App Invitation Maker

Aqui estamos dando informações sobre uma opção fácil e gratuita para você fazer seu convite de casamento com o App Invitation Maker.

Continue lendo
content

Vagas de Emprego no LinkedIn

Veja como encontrar vagas de emprego no LinkedIn de forma simples e objetiva. Essa pode ser a sua oportunidade!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como escolher o buquê de noiva ideal

Saiba tudo o que você precisa para escolher o Buquê de Noiva ideal para seu estilo, seu tipo de vestido e suas medidas

Continue lendo
content

Buquê de Noiva: 130 ideias para te inspirar

Buquês de Noiva de variados estilos e cores para você se inspirar e escolher pro seu grande dia! Confira essas 60 ideias

Continue lendo
content

Fisioterapeuta – Uma carreira bem sucedida

Fisioterapeuta - o que eles fazem e como seguir carreira sólida e bem sucedida. Quer se tornar em fisioterapeuta? Saiba como!

Continue lendo