Carreira Profissional

A entrevista de emprego é o momento decisivo – não desperdice sua oportunidade

A entrevista de emprego é o momento decisivo - não desperdice sua oportunidade.Veja as melhores dicas de um processo seletivo%%sep%% %%sitename%%

Anúncios

Depois de meses procurando uma nova posição, você foi finalmente convidado para uma entrevista de emprego cara a cara. O que você vai fazer para maximizar suas chances de conseguir uma oferta que o levará a atingir seus objetivos de carreira.

Primeiro, decida se o trabalho o levaria ou não ao sucesso na carreira. Às vezes as pessoas entrevistam apenas para ver o que há no mercado de trabalho. Se você não é sério, não desperdice o tempo de todos. Além disso, pode sair pela culatra se o seu atual empregador souber que você está sendo entrevistado.

A importância da entrevista de emprego no processo seletivo

Lembre-se de que uma entrevista de emprego é um processo de mão dupla. Deve ser um momento em que duas partes buscam obter uma melhor compreensão uma da outra e por que faria sentido ficar juntas.

Vá para uma entrevista com dois objetivos em mente. Uma delas é obter um entendimento completo do possível empregador e da posição – tanto positivos quanto negativos. O segundo objetivo é obter uma oferta.

Esteja preparado. Isso parece óbvio demais para mencionar. Mas um número surpreendentemente grande de pessoas entra em uma entrevista despreparados, dependendo da sorte e do charme para vencer.

O que você pode fazer para se destacar na entrevista de emprego?

Saiba o máximo que puder sobre a empresa, o cargo e a pessoa que o entrevistará. Tenha um plano de jogo. Determine os pontos-chave que você deseja destacar. Estruture sua apresentação em termos das necessidades e interesses do empregador. Enfatize suas conquistas de maneira concisa e ordenada.

Muitas pessoas são reprovadas porque não conseguem ou não querem falar positivamente sobre suas realizações. Uma entrevista é sobre o sucesso na carreira; não é hora de falsa modéstia. Não importa onde o entrevistador leve a discussão, retorne repetidamente aos seus principais pontos de vistas.

Faça perguntas

Não tenha medo de fazer perguntas. Muitas vezes, os candidatos deixam de fazer perguntas pertinentes por medo de parecerem muito “agressivos” ou negativos. Pelo contrário, sua disposição para fazer perguntas mostra preparação, interesse e um estado saudável de autoconfiança.

Essas perguntas podem incluir: Posso ler uma descrição do trabalho? Por que a posição está aberta? Onde eu me encaixaria na organização geral? Quais são as oportunidades para avançar na minha carreira?

Pergunte sobre o salário depois de ver que há interesse definitivo de ambos os lados. No entanto, não pergunte sobre o período de férias e outras vantagens até que uma oferta seja recebida.

Durante a entrevista de emprego não deixe de responder às perguntas mais difíceis

Esteja preparado para responder a perguntas difíceis, mesmo que surjam do nada.

  1. Quais são seus pontos fracos e fortes?
  2. Por que você quer mudar de emprego?
  3. O que você acha do seu atual empregador, chefe, colegas de trabalho?
  4. Você já foi demitido? Por quê?
  5. Qual é o seu salário atual?
  6. O que você espera receber se lhe for oferecido o cargo?

Essas peguntas fazem parte de qualquer processo seletivo que você participar. Portanto, se prepare para se sair bem.

O equilíbrio emocional durante a entrevista de emprego

Nunca demonstre impaciência ou irritação. Se a entrevista está saindo do rumo e você está perdendo o interesse, é muito melhor encerrar a discussão de maneira elegante do que deixar esses sentimentos transparecerem e deixar um gosto ruim.

Dicas sobre postura para participar de um processo seletivo

A importância da aparência pessoal não pode ser exagerada. Conheça o ambiente e vista-se de acordo. Incline-se para o conservador no vestido. Sente-se ereto, mesmo que o entrevistador esteja caído como um macarrão molhado. Não se preocupe. Faça e mantenha contato visual. Tenha um brilho em seus sapatos.

Concentração e seriedade para participar de uma entrevista de emprego

Reconheça que a entrevista pode começar na área da recepção enquanto você espera para ser conduzido. Olhe e aja como se estivesse falando sério e esperando conseguir o que deseja. Não brinque. Sinta o ambiente.

Faça o seu melhor caso. Evite vender demais. Mostre interesse positivo, mas não pareça excessivamente ansioso. Forneça todas as informações solicitadas, além dos pontos que julgar importantes. No entanto, evite dar respostas muito longas e complicadas.

Seja muito sensível ao tempo e ao ritmo da entrevista. Se você sentir que ultrapassou seu tempo ou que o entrevistador perdeu o interesse ou chegou a uma decisão negativa, tome a iniciativa de encerrar a visita.

Considerações finais

Ao sair, expresse sua gratidão pela oportunidade de visitá-lo e saia de maneira organizada. Nunca, nunca espere mais uma tentativa de se vender.

Sempre acompanhe a entrevista com uma nota de “obrigado”, haja ou não interesse mútuo. Nunca queime uma ponte atrás de você. Essas etapas não garantirão uma oferta, mas certamente aumentarão as chances de sucesso na carreira.

Em Alta

content

Eleve a sua fé com o app Hallow: Oração e meditação católica

O app Hallow traz uma nova maneira de fortalecer a fé interior e incorporar a oração e meditação católica no dia a dia.

Continue lendo
content

Buquê de Noiva: A escolha perfeita

Aqui vamos falar dos tipos de buquê de noiva que combinam com cada estilo e como você pode fazer a escolha perfeita

Continue lendo
content

Buquê de Noiva: 130 ideias para te inspirar

Buquês de Noiva de variados estilos e cores para você se inspirar e escolher pro seu grande dia! Confira essas 60 ideias

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Novela Travessia: Primeira semana

Nesse artigo, estou falando sobre a primeira semana da novela Travessia e elencando alguns pontos abordados nas redes sociais.

Continue lendo
content

Aplicativos para assistir futebol online a qualquer momento!

Conheça os aplicativos para assistir futebol e nunca perca um lance importante novamente. Confira transmissões e estatísticas em tempo real!

Continue lendo
content

Programa de Jovem Aprendiz

Se você é jovem ou adolescente e procura um Programa de Jovem Aprendiz, aqui você pode encontrar a sua vaga e, quem sabe, seu emprego.

Continue lendo