Dicas

Aprenda a usar o ChatGPT

Aprenda a usar o ChatGPT, uma nova ferramenta com linguagem modelada em IA que pode te ajudar nos trabalhos do dia dia.

Anúncios

Esse artigo é para que você aprenda a usar o ChatGPT. O mundo digital está mudando muito rapidamente e nós temos tido dificuldade para acompanhar. Recentemente, você começou a ouvir falar sobre Inteligência Artificial, Metaverso, e outros avanços tecnológicos. Pois bem, a cada dia que passa, temos mais possibilidades de interagir com o mundo digital de formas variadas. E essa é a proposta no ChatGPT.

Talvez você já tenha se informado sobre essa nova ferramenta disponível, ou nunca tenha ouvido falar dela. Mas a verdade é que ela foi lançada recentemente, em novembro, e ainda está funcionando em uma versão BETA. Ou seja, ela foi disponibilizada para os usuários a fim de receber feedbacks e ajustar aquilo que for preciso. Seja de configuração ou de automação. Vamos falar mais para que você aprenda a usar o ChatGPT.

chatgpt no celular
Foto do ChatGPT no celular e no notebook/Reprodução: Imagem do site Olhar Digital

Aprenda a usar o ChatGPT e sua finalidade

Eu posso definir o ChatGPT como um modelo de linguagem extensa desenvolvido pela empresa OpenAI. Ele foi configurado e treinado com milhões de exemplos de textos disponíveis na internet. Sendo assim, ele pode responder a perguntas e gerar textos com base em contextos fornecidos fornecidos pelo usuário. Além disso, é utilizado para desenvolvimento de conversação e interação humana.

Em outras palavras, o ChatGPT foi desenvolvido para fornecer as informações que você precisa de uma forma interativa. Uma vez que ele trabalha com os textos disponíveis na internet, ele procura o que você deseja saber e te fornece em forma de conversa. Trazendo para a vida real, de relações humanas, é quase como ter um amigo que sabe exatamente tudo, sobre tudo, e fazer uma pergunta para ele. Ele vai te trazer todas as informações disponíveis de forma condensada e explicativa. Direto ao ponto!

As características do ChatGPT

Como foi treinado com conversações reais para estabelecer interação humana, você vai receber respostas muito semelhantes a de seres humanos, Além disso, ele gera respostas com muita rapidez e em tempo real. Sendo assim, ele aumenta a produtividade do usuário e faz com que a conversa pareça mesmo um diálogo entre humanos. 

Se você deseja ter respostas em alta demanda, isso não é um problema. Como ele foi desenvolvido com um modelo de linguagem baseado em IA, o ChatGPT pode lidar com uma grande demanda de solicitações de uma só vez. Isso acontece sem comprometer a qualidade da resposta. Sem contar com o fato de ele estar em constante evolução, pois o ChatGPT pode ser atualizado e treinado com novos dados. Assim, ele se tornará mais preciso e útil ao passar do tempo.

Pontos a considerar sobre o ChatGPT

Para começar, preciso te lembrar que a ferramenta é para gerar interação humana. Ou seja, a qualidade das perguntas está diretamente relacionada à qualidade do contexto. Pergunta boa, resposta boa. Pergunta ruim, resposta ruim. Além disso, ele pode não conseguir responder a perguntas muito complexas. Não adianta tentar usar o ChatGPT para descobrir o sentido da sua existência. Para essas coisas, a gente recorre a terapia. 😀

Embora a ferramenta seja altamente precisa, nem tudo é 100% certo. Por isso, por ter precisão limitada, ele pode lhe fornecer respostas erradas ou informações imprecisas em determinadas situações. Isso acontece por conta da sua falta de compreensão profunda do mundo real, que o faz se basear em informações externas ou desatualizadas nos dados de treinamento. Ou seja, confie desconfiando. Não use como se fosse um guru que tudo sabe.

google
Logo do Google/Reprodução: Imagem retirada do Google

Aprenda a usar o ChatGPT e o Google

Uma das primeiras coisas que pensei quando ouvi falar sobre o ChatGPT foi se ele iria substituir o Google. Se não fosse substituir, pelo menos tentaria concorrer com o gigante das buscas na Web. Então, resolvi buscar direto na fonte e perguntei para o ChatGPT qual é a diferença entre eles. Essa foi a resposta que ele me deu: “A principal diferença entre o ChatGPT e o Google é que o Google é um motor de busca, enquanto o ChatGPT é um modelo de linguagem.”

Assim, eu comecei a entender melhor a diferença entre os dois. Eles de fato não são a mesma coisa, mas ao que me parece, muitas pessoas vão usar como complementos. Isso porque, o ChatGPT funciona quase como o responsável por fazer a busca para nós. Vou explicar melhor, quando precisamos saber de algo, pesquisamos no Google e aparecem milhares de respostas. A questão é que procurar é fácil, difícil é fazer uma triagem das respostas e escolher a melhor. É isso que o ChatGPT faz.

Embora, ele não seja 100% preciso, ele tem condições de buscar todos os assuntos disponíveis em seus dados com base em seu modelo de linguagem. A partir daí, ele filtra as melhores informações e as coloca com um contexto interativo para você. Para que você entenda sobre o assunto como se fosse uma conversa. Resumindo, são duas coisas diferentes, mas parecem que vão precisar caminhar juntas. A resposta que não for convincente no ChatGPT, você vai precisar confirmar no Google. É importante que você aprenda a usar o ChatGPT corretamente.

Outras informações sobre o ChatGPT

Lembrando que estamos falando sobre uma versão de teste e que muitas coisas ainda não estão disponíveis. É importante falar que você pode usar o ChatGPT como assistente virtual, sistemas de chatbots, geração de texto e muito mais. Além disso, promete que você poderá integrar a diferentes plataformas e aplicativos, tornando-o acessível a uma ampla gama de usuários e empresas. Esses tipos de uso, nós só vamos ver mais pra frente se vai funcionar mesmo.

Frisando o que já falamos aqui, o ChatGPT foi treinado com milhões de exemplos de texto da internet. Isso inclui notícias, fóruns, livros e muito mais. Esse treinamento permite que ele desenvolva habilidades de linguagem avançada, como a compreensão de contexto e a geração de respostas coerentes. Mas vale ressaltar que, embora o ChatGPT seja altamente avançado, ele ainda tem restrições em tarefas mais complexas, como a compreensão profunda da emoção e da ironia. No entanto, essas questões estão sendo continuamente trabalhadas e melhoradas pela comunidade de pesquisa em IA.

Resumindo, se você deseja usar o ChatGPT para os seus trabalhos do dia a dia, ele é uma ótima ferramenta. Mas o meu conselho é que você não o use de bengala. Ele é ótimo para te auxiliar, mas não vai conseguir substituir o seu julgamento e nem discernimento do que é melhor. Use-o como um guia, mas trilhe o seu caminho com suas próprias pernas. Ao fim da jornada, o mérito será todo seu, E isso, não tem preço!

Em Alta

content

Entenda o que é Homeschooling

Veja aqui e entenda o que é Homeschooling e todas as suas características, bem como vantagens e desvantagens da modalidade.

Continue lendo
content

A Produção da Noiva Perfeita

Muito se fala sobre a produção da noiva perfeita, mas poucas noivas sabem de fato o que podem ou não fazer na produção do seu dia de noiva.

Continue lendo
content

Como trabalhar na Starbucks: passo a passo para se candidatar a uma vaga!

Trabalhar na Starbucks é fácil e a empresa está sempre buscando novos talentos! Veja como se candidatar e o que esperar da entrevista!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Educa Mais Brasil: Bolsas de Estudo

O Educa Mais Brasil: Bolsas de Estudo é um programa de inclusão social por meio do qual muitas pessoas têm acesso a educação de qualidade.

Continue lendo
content

Discurso de Padrinho de Casamento

Aprenda a como fazer um discurso de Padrinho impactante que deixei todos os convidados emocionados. Esse é um momento especial.

Continue lendo
content

Qual é o melhor Curso de Inglês online?

Se você deseja saber qual é o melhor curso de inglês online, esse artigo vai tirar suas duvidas e, quem sabe, ajudar na sua decisão.

Continue lendo