Educação

Ensino a Distância – Vantagens e Desvantagens

O Ensino a Distância - vantagens e desvantagens é um tema importante para você decidir qual modelo de ensino escolher. %%sitename%%

Anúncios

Entenda sobre o Ensino a Distância – Vantagens e Desvantagens do EAD. É importante você fazer isso caso você deseje se matricular em algum curso oferecido neste modelo de ensino. Pois muitas pessoas ainda não sabem o que é ou então ainda não entenderam como funciona o EAD (Ensino a Distância).

Com o avanço da tecnologia, muitas áreas da vida começaram a mudar para todos os brasileiro e na educação não foi diferente. Com o passar dos anos, cada vez mais a área de educação vem inovando em integrar ensino e tecnologia. Durante a pandemia, essa integração se fez mais presente e necessária ainda com as aulas remotas, mas, antes disso, já existia o modelo de Ensino a Distância.

Imagem sobre Ensino a Distância- Vantagens e Desvantagens
Imagem retirada do próprio Google

Entenda o que é o EAD

Quando ele foi lançado, causou muito receio em grande parte das pessoas. Uma vez que a realidade do ensino no Brasil era o presencial, quando surgiu a possibilidade de estudar pelo computador, uma grande desconfiança pairou sobre essa revolução.

Educação a Distância (EAD) é um modelo educacional que permite que alunos e professores não estejam presentes física ou temporalmente, e isso só é possível pois a tecnologia é uma ferramenta primordial de informação e comunicação.

Para quem é o EAD?

O Governo oferece Ensino a Distância para todos os níveis de Educação no Brasil. Seja ela a Educação Básica (Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional Técnica de Nível Médio) ou a Educação Superior.

Por tanto, todo e qualquer aluno que deseja estudar nesse modelo de ensino e a Instituição de escolha ofereça o EAD, está apto a estudar a distância. Lembrando que o ensino é oferecido pela instituição e não de escolha do aluno.

Caso você não conheça as características desse modelo de ensino, nós vamos mostrar aqui um panorama do tema “Ensino a Distância – vantagens e desvantagens”. Essas são informações que podem te ajudar na escolha na hora de decidir qual a forma de ensino você vai optar.

Ensino a Distância – Vantagens de Estudar no EAD

Vamos listar abaixo algumas vantagens que podem te ajudar:

  1. Flexibilidade de Tempo – Você pode administrar seu tempo e estudar no horário mais adequado para você. Pois os cursos de EAD, em muitos casos, são compostos por aulas gravadas,
  1. Conforto de estudar em casa – Além de estudar no horário que você quiser, você ainda pode estudar no conforto da sua casa. E sem precisar gastar tempo e energia com deslocamento até a instituição de ensino.
  1. Custo financeiro menor – Geralmente, os cursos EAD tendem a cobrar mensalidades mais baratas do que o presencial. Isso se dá por conta de ter seus gastos operacionais reduzidos ao não usar espaço físico e com professores em sala de aula.
  1. Recebe o mesmo diploma que o curso presencial – Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não existe diferença entre o diploma de quem se forma no curso presencial e de quem se forma no curso EAD. A Instituição emite os diplomas de forma igual, todos com o mesmo padrão..

Ensino a Distância – Desvantagens de Estudar no EAD

Agora, vamos listar algumas possíveis desvantagens para você considerar:

  1. Não tem interação com professores: Você pode achar os cursos EAD um pouco impessoais pois você não tem interação com os professores que dão a matéria. Uma vez que é composto por aulas gravadas.
  1. Não tem interação com alunos – Como você faz praticamente todo o curso da sua casa, não existe interação com outros alunos. Provavelmente, você vai se formar sem ter feito amigos na faculdade e sem ter feito trabalho em grupo. Entre outras coisas com as quais estamos habituados no ensino presencial.
  1.  Não poder tirar dúvidas no momento que elas surgem – Essa também é uma questão para muitas pessoas, quando você está assistindo uma aula e surge uma dúvida, você não tem a quem perguntar. Ou você pausa a aula e vai procurar no google, ou fica com a dúvida.
  1. As aulas podem não ser tão enriquecedoras – No curso presencial, há discussões sobre temas que geram grande conhecimento para todos. Já no EAD, você só vai ter a perspectiva do professor que está dando a aula. E isso pode acabar sendo um visão limitada sobre determinado tema.

Cada pessoa sabe como se enquadra melhor em cada um desses modelos de ensino, mas nem sempre sabem quais são as vantagens e desvantagens deles. Agora você tem como fazer a sua escolha com mais certeza.

Em Alta

content

Copa do Mundo vs UEFA Champions League: Qual é o melhor?

Copa do Mundo vs UEFA Champions League: Qual é o melhor? Confira o por a Copa ser um dos maiores espetáculos do mundo

Continue lendo
content

ColdPlay: Datas dos shows no Brasil

A banda britânica Coldplay divulgou as novas datas do shows no Brasil, que seriam no Rio de Janeiro e em São Paulo que foram adiados.

Continue lendo
content

Grinalda de Flores Naturais: A nova tendência

Grinalda de flores naturais são a nova tendência entre as noivas atualmente. Elas têm procurado profissionais especialistas para atendê-las.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Aprenda a usar o ChatGPT

Aprenda a usar o ChatGPT, uma nova ferramenta com linguagem modelada em IA que pode te ajudar nos trabalhos do dia dia.

Continue lendo
content

Lembrancinhas de casamento

Está procurando opções de lembrancinhas de casamento? Aqui vamos mostrar algumas opções sustentáveis, fáceis e baratas!

Continue lendo
content

Branding: Como construir e desenvolver sua marca?

Entender sobre branding é essencial para construir e desenvolver sua marca e, assim, se destacar no mercado onde sua empresa esteja inserida.

Continue lendo