Carreira Profissional

Como escrever um currículo

Muitas pessoas não sabem como escrever um currículo e acabam perdendo oportunidades de emprego. Veja como escrever um currículo aqui!

Anúncios

Os dias atuais exigem que você saiba como escrever um currículo bem elaborado e que atenda aos requisitos exigidos. Agora você deve adaptar seu currículo direcionado para caber na descrição do trabalho oferecido pelo empregador. Currículos direcionados não são apenas uma necessidade, eles são essenciais para você encontrar um bom emprego. Eles apresentam sua melhor versão e permitem que os gerentes de RH vejam exatamente o que você agrega para a empresa.

Você sabe que os empregadores passarão apenas alguns momentos examinando seu currículo antes de decidirem em qual pilha colocá-los. Por isso, neste artigo, veremos uma maneira de escrever um currículo direcionado que vai fazer a diferença na hora da contratação. Sendo assim, um dos primeiros passos para ser contratado é escrever um currículo bem estruturado, com informações relevantes e atualizadas sobre você. Isso ajuda seu empregador a decidir se o seu currículo é o que ele deve escolher. Portanto, se você está escrevendo seu primeiro currículo ou atualizando o anterior, temos ótimos conselhos e dicas.

Fotos de currículos
Foto de modelos de currículos/Reprodução: Imagem retirada do Google.

Como escrever um currículo direcionado

Antes de ir direto ao assunto e colocar todas as suas informações em seu currículo, é muito importante passar algum tempo pensando sobre a ordem e a estrutura de seu currículo. Bem como a precisão das informações que serão inseridas em seu currículo, pois precisam ser verdadeiras.

Idealmente, seu currículo deve ser escrito de maneira ordenada e estruturada. Contudo, dependendo da função ou da organização para a qual você está se candidatando, pode ser necessário ordenar um pouco diferente para ser mais assertivo.

Desenvolvendo um currículo direcionado

O currículo direcionado permite que um candidato a vaga de emprego mostre suas habilidades abordando as necessidades da empresa. Isso permite que eles vejam como suas habilidades e experiências anteriores se encaixam perfeitamente com o que eles exigem.

Eles também usam palavras-chave direcionadas que se ajustam e atraem a atenção para as qualificações necessárias para o cargo. Você deve destacar seus pontos fortes e concentrar sua atenção nisso, mas não descarte seus pontos fracos. Assuma responsabilidades por eles e destaque seu comprometimento em evoluir. Mas você não precisa, e nem deve, torná-los o ponto principal do currículo.

Etapas para criar um currículo direcionado

Escreva um currículo padrão com informações básicas para todos os fins. Isso economizará algum tempo na criação de um novo currículo toda vez que você se candidatar a um emprego. Na verdade, é bastante fácil pegar seu currículo existente e ajustá-lo para atender às novas necessidades. Então, aqui está como você pode proceder:

Crie seu currículo completo

Pense em tudo o que você fez em empregos anteriores. Experiências adquiridas, profissionalizações, funções exercidas, ou qualquer coisa que você possa usar como base para mostrar quem você é. Seu currículo padrão é o coração dos seus currículos direcionados. Os empregadores nunca o verão, mas permitirá que você mostre exatamente quem você é e suas capacidades gerais.

Revise os requisitos do trabalho

Se você encontrar uma vaga de seu interesse, verifique os requisitos da vaga no anúncio. Revise os requisitos e veja como sua educação e experiência se comparam com o que eles estão procurando. Você deseja que o trabalho seja para você e esta é etapa do processo que define isso.

Use os requisitos de trabalho como base para alterar seu currículo padrão. Assim, destaque o que os requisitos do trabalho destacam e adapte o seu currículo para caber o que a empresa está procurando. Tenha cuidado para não exagerar.

Informações pessoais em um currículo direcionado

Esta seção do seu currículo deve incluir informações como seu nome, endereço, número de contato e e-mail, para que os possíveis empregadores saibam quem contatar sobre seu currículo. É importante que você preencha corretamente essas informações para não ter erros.

Perfil pessoal / principais realizações

Já essa parte do seu currículo deve incluir um resumo das principais coisas que farão você se destacar para a vaga. As informações disponibilizadas nesta seção do seu currículo podem incluir declarações como “Analista de projeto – especialista com conhecimento profundo do trabalho, de ponta a ponta, que ajudou a empresa a economizar 5 milhões de reais enquanto eu era o líder do projeto.”.

Histórico de carreira

Na seção de histórico de carreira do seu currículo, você deve listar todas as suas funções anteriores, começando pela função atual ou mais recente. Cada função nesta seção deve incluir seu cargo, nome da empresa e datas (início/término) em que trabalhou na instituição. Você também deve incluir um breve resumo (de preferência em formato de marcador) de suas principais funções e responsabilidades atribuídas em cada função.

Formação e competências devem fazer parte do currículo direcionado

Esta etapa do seu CV deve incluir qualquer formação e competências relevantes que tenha adquirido durante sua vida. Sejam em funções anteriores, ou em quaisquer atividades fora do trabalho, como o voluntariado, por exemplo. Sugiro a você colocar as habilidades e treinamentos mais relevantes no topo para demonstrar que você entende o que o empregador está procurando.

Educação e qualificações profissionais

Quando falar de educação no seu currículo, você deve incluir todos os cursos e qualificações relacionados a universidade, faculdade ou escola. Estes devem ser listados em seu currículo com os mais recentes primeiro. Você pode incluir seus resultados profissionais aqui também, caso não os tenha incluído na seção de competências mencionada acima.

Referências

É muito importante que você coloque nesta seção do seu currículo pelo menos duas referências profissionais. Elas podem ser de empregadores atuais e anteriores, de preferência, as mais duradouras. Isso é para dar ao seu próximo empregador a confiança de que você é uma ótima pessoa para contratar como profissional.

Desenvolva seu currículo direcionado

Quando terminar de montar seu currículo padrão e definir os requisitos exigidos pelo contratante, você precisará alterar seu currículo para o formato direcionado. Por isso, examine seu currículo padrão e veja como você pode alterá-lo para o modelo exigido que enviará aos gerentes de RH. Para melhorar, ddicione palavras-chave secundárias, outras realizações, mais treinamentos e habilidades para completar o currículo. Assim, está tudo pronto e agora você só precisa enviar e esperar pela entrevista.

Em Alta

content

Encontre os melhores profissionais de casamento

Aqui vamos te ajudar a encontrar os melhores profissionais de casamento para que você tenha a festa dos seus sonhos.

Continue lendo
content

Como trabalhar na Starbucks: passo a passo para se candidatar a uma vaga!

Trabalhar na Starbucks é fácil e a empresa está sempre buscando novos talentos! Veja como se candidatar e o que esperar da entrevista!

Continue lendo
content

Programa de Jovem Aprendiz

Se você é jovem ou adolescente e procura um Programa de Jovem Aprendiz, aqui você pode encontrar a sua vaga e, quem sabe, seu emprego.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Aplicativo Previsão do Tempo – Veja Como Usar

Aplicativo Previsão do Tempo - Veja Como Baixar e Usar para saber em detalhes como será a temperatura do seu dia

Continue lendo
content

Eleve a sua fé com o app Hallow: Oração e meditação católica

O app Hallow traz uma nova maneira de fortalecer a fé interior e incorporar a oração e meditação católica no dia a dia.

Continue lendo
content

Buquê de Noiva: A escolha perfeita

Aqui vamos falar dos tipos de buquê de noiva que combinam com cada estilo e como você pode fazer a escolha perfeita

Continue lendo